sábado, 27 de outubro de 2012

Preview da Temporada - Dallas Mavericks

2011-12: 36-30/.545
Técnico: Rick Carlisle(5º ano)
Craque: Dirk Nowitzki
Maior Adição: Eddy Curry em termos de peso, O.J. Mayo em termos de basquete
Maior Perda: Jason Kidd
Starters: Darren Collison-O.J. Mayo-Shawn Marion-Dirk Nowitzki-Chris Kaman
Expectativa para a temporada: Playoffs.

Roster em 27-10-12: Delonte West, Darren Collison, Rodrigue Beaubois, Dominique Jones, Jared Cunningham(Guards); Vince Carter, Danthay Jones(guards/fowards); Shawn Marion, Dirk Nowitzki, Jae Crowder(Fowards); Brendan Wright, Elton Brand, Bernard James(fowards/centers); Chris Kaman(center); Eddy Curry(elephant).

Dirk Nowitzki ao saber que terá que fazer todos os pontos do Dallas essa temporda

O Dallas praticamente jogou fora a defesa de título da temporada passada ao se recusar a renovar com Tyson Chandler para manter o seu Cap Space. A esperança era de que o Dallas conseguiria atrair um entre Deron Williams e Dwight Howard para o time na próxima temporada, ou até os dois.

No final das contas, Deron ficou em Brooklyn, Howard foi para os Lakers e os Mavericks ficaram sem ninguém. E pra piorar, Jason Kidd fez as malas e se mandou pra Nova York, e os Mavericks se viram numa situação delicada. Pela primeira vez desde da explosão de Dirk Nowitzki em um all-star os Mavericks corriam sério risco de ter uma temporada sem playoffs.

Os Mavs ainda correm sério risco de não jogar nenhum jogo além dos 82 já programados, mas pelo menos tentaram amenizar ao máximo a situação e ainda assim não fazer nenhuma loucura com o cap.

Para repor a perda de Jason Kidd, os Mavericks trouxeram Darren Collison de Indiana. E se o armador baixinho não tem nem de longe a mesma inteligência e visão de quadra de Kidd, ele tem as pernas mais frescas e está no último ano de seu contrato, tendo que mostrar serviço se quiser ganhar algum dinheiro bom no futuro próximo. O acompanhando no backcourt agora o Mavs tem O.J. Mayo. Assinado num contrato curto(2 anos, 8,5 mi), O.J. é outro que está tendo que mostrar serviço e provar que pode realizar todo o potencial que mostrou em suas primeiras temporadas.

Para o outro ponto fraco do time, o garrafão, o time ganhou o leilão da anistia de Elton Brand, um jogador seguro e experiente, e trouxe Chris Kaman, um bom pivô que apesar das lesões tem alguma qualidade. E de novo, o Mavs conseguiu os dois a um bom preço.

Todos esses catados fariam do Mavs um time mediano pra fraco, porém o grande craque da franquia continua lá para tentar fazer desses limões uma limonada. É a missão de Dirk Nowitzki continuar a ser a guia desse time e o principal ponto de seu ataque.

O que Dallas não contava é que Dirk fez uma cirurgia no joelho e vai perder o início da temporada. E mesmo com Dirk em sua melhor forma, o time é o mais fraco dos últimos anos e vai enfrentar uma concorrência cada vez mais acirrada pelos últimos lugares dos playoffs. Numa conferência apertada como o Oeste, um início ruim sem Dirk pode derrubar o avião de Dallas sem sequer o mesmo levantar voo.

Porém Dallas olha mesmo é para o futuro. O time tem uma bom espaço no seu cap e está a espreita de qualquer trade interessante, ou então está de olho nos potenciais free agents do ano que vem(Chris Paul, Andrew Bynum, Dwight Howard, Josh Smith, só pra citar alguns potenciais). Além do mais, Dallas está numa posição confortável em relação a luxury tax reforçada que vai começar a partir do ano que vem, e espera se aproveitar disso quando algumas franquias entrarem em desespero com sua folha salarial.

Basicamente os Mavericks hipotecam o presente para tentar garantir o futuro. Se lembrarmos que a um ano os Mavericks eram campeões e que mesmo assim resolveram desmanchar tudo, é uma aposta arriscada demais pro meu gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário