domingo, 28 de outubro de 2012

James Harden no Houston Rockets.

"Money Money Money, must be funny, in a rich man's world"


Numa NBA que estava em banho-maria, esperando apenas o começo da temporada dia 31, uma trade sábado sacudiu a liga e provavelmente alterou seu balanço de forças. James Harden, o nosso querido Barba, foi trocado para o Houston Rockets em um negócio que rendeu ao Thunder duas picks(uma pick de loteria do Toronto e uma pick protegida do Dallas Mavericks), Jeremy Lamb e o contrato expirante de Kevin Martin.

O dia 27 de Outubro de 2012 deveria ficar conhecido como o dia em que os fãs de Oklahoma City conheceram pela primeira vez a NBA de verdade.

Basicamente o Thunder trocou o seu complemento perfeito para seus dois principais jogadores para economizar uma quantidade merda de dinheiro. Harden queria uma extensão de 4 anos, 60 milhões, Oklahoma batia o pé em 55. Sim, o Thunder jogou fora boa parte das suas chances de título por uma quantia de dinheiro que não vale nem uma mid-level exception. O Thunder jogou fora o segundo jogador mais fácil de se gostar da equipe por uma quantia que é a receita de bilheteria de uma série de playoffs.

"Ah, mas o Thunder é uma equipe de mercado pequeno, que não pode pagar a luxury tax...". Então porque diabos estavam oferecendo 50 milhões pro cara? iam ficar na linha da taxa do mesmo jeito. E porque não olharam pra lição de Miami? Se você é um time forte, com boas chances de título, role players experientes sempre vão aceitar um desconto no salário para se juntar ao seu time(não é, Ray Allen?). Você pode ter uma espinha dorsal cara, mas pode muito bem compensar atraindo veteranos baratos e cavando no mercado de salário mínimo por aí. O Atlanta tinha um time caro e não podia ficar pagando a taxa, e montou um ótimo banco praticamente só pagando o mínimo. Os Sprus são um mercado pequeno e usam um extensivo programa de olheiros pela Europa para pegar jogadores de qualidade na segunda rodada do draft, além de realmente se preocuparem com o desenvolvimento de seus jogadores(olha o que o Kawhi Leonard está virando). Os Spurs também tem o seu "big three", mas em nenhum momento pensou em trocar Tony Parker ou Manu Ginnobili para economizar dinheiro, e olha que pagaram caro por Richard Jefferson por algum tempo.

Mas já que o Thunder "tinha" que fazer uma escolha(mentira) entre Ibaka e Harden, porque diabos escolheram o primeiro? Ibaka é uma máquina de tocos, mas isso não faz dele um defensor de elite, já que ainda não tem um grande posicionamento e pula atoa em vários fakes, além de ser um jogador muito cru ofensivamente, cuja único desenvolvimento recente é um chute de média distância que ele tem que fazer com uma excelente frequência, porque é um dos chutes mais ineficientes possíveis. Já Harden é um criador extremamente efetivo, com um bom chute de fora, habilidade de passe e esperto o suficiente para cavar várias faltas. Se o Thunder quiser outro Ibaka, é só trocá-lo por Bismack Biyombo, que parece ser o Ibaka 2.0. E alas ou pivôs super atléticos e super crus brotam aos montes todo ano. Um cara com a habilidade de Harden surge de vez em quando e olhe lá. A melhor comparação de Harden é Manu Ginóbilli, dá pra dizer que existe um Ginóbilli todo ano no draft? Eu também acho que não.

"Ah, mas o Harden foi mal nas finais...". Shaq foi doutrinado pelo Hakeem na sua primeira final, Kobe foi horroroso em 2008,  Dirk antes de ganhar o título tinha fama de amarelão por causa de 2006, Magic Johnson chegou a ter o apelido de "Tragic Johnson" e LeBron foi aquilo que todo mundo viu em 2011. Se fossemos desistir desses caras aí acima por causa de UMA série ruim...

No mais, parabéns para o Rockets, que trocou um monte de promessas por um presente sólido e conseguiu finalmente a potencial estrela que queria. Nos previews que eu e o Gustavo estamos escrevendo, eu estava preparado pra dizer que Houston estava pronto pra loteria. Agora, com uma única trade, eles se colocam no meio da briga pelas últimas vagas com um time jovem e com um potencial imenso. Foi de longe, a trade mais esperta da temporada, ganhando até da manta aplicada pelo Lakers para ter Dwight Howard.

Já o Thunder? A reação é mista, Clay Bennett com certeza está feliz com as verdinhas que não tiveram de sair de seu bolso. Kevin Durant e Russell Westbrook com certeza estão arrasados ao verem seu amigo e companheiro de time ser jogador fora por quase nada. E a torcida pode até ser iludida de que fizeram o melhor agora, mas quando forem eliminados pelos Lakers na final de conferência certamente não acharão o mesmo.

Ah, que saudade do Seattle SuperSonics...

Nenhum comentário:

Postar um comentário