sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Michael Jordan - A carreira

"Quando comecei a trilhar o caminho no basquete o que eu mais buscava era ser o melhor jogador"

Pouco anel né

Michael Jordan de tanto buscar ser o melhor jogador de basquete, conseguiu se tornar uma lenda  e sem dúvida o maior da história. Seis títulos da NBA em seis finais (1991, 1992, 1993, 1996, 1997, 1998); seis vezes MVP das finais; cinco prêmios de MVP da temporada regular (1988, 1991, 1992, 1996, 1998); dez vezes o cestinha da temporada; 14 vezes selecionado pro All-Star Game; três vezes MVP do All-Star Game (1988, 1996, 1998); Rookie do ano em 1985; melhor defensor da liga em 1988; duas vezes campeão do Slam Dunk em 1987 e 1988; duas medalhas de ouro olímipcas em 1984 e com o Dream Team em 1992; campeão universitário com North Caroline em 1982. Alguém ainda acha que ele não é o maior da história?

Em 1984 Michael Jordan foi draftado pelo Chicago Bulls na terceira posição do draft, atrás de Hakeem Olajuwon e Sam Bowie (ê Portland, vocês sabem escolher...). Jordan veio de North Caroline com o status de grande jogador e responsável pelo game-winner do título da NCAA de 1982, a 32 segundos do fim contra Georgetown.

MJ, His Airness e Air Jordan estes são alguns dos apelidos de Michael Jordan, dois deles fazer referência a uma de suas principais características, a impulsão, Jordan era um monstro fisicamente e pulava como nenhum outro jogador de sua época. Certa vez ele saltou da linha do lance livre e venceu o Slam Dunk Contest.  Abaixo um vídeo das melhores enterradas da carreira de MJ.




No começo de sua carreira todos sabiam que Jordan era um grande jogador, mas a maioria das pessoas colocava Larry Bird e Magic Johnson a frende dele, por um motivo especial os dois tinham títulos da NBA e Jordan não. O Chicago Bulls e Jordan pararam três anos consecutivos nos Bad Boys do Detroit Pistons, isso só foi aumentando a pressão em cima de Jordan para que ele conseguisse ganhar o seu primeiro título. Em sua sétima temporada na NBA finalmente Jordan conseguiu vencer os Pistons na final da conferência e ganhar de Magic Johnson e os Lakers na final, dessa maneira alcaçando o seu grande objetivo de ser campeão. Na temporada seguinte a fome de títulos de Jordan não parou e os Bulls venceram os Blazers na final. Na temporada de 1992-1993 o Chicago Bulls venceu mais uma vez o campeonato, o primeiro tri campeonato desde o Boston de Bill Russell, nas finais contra o Phoenix, Jordan foi brilhante e teve médias de 41 pontos por jogo.

Ao fim da temporada de 92-93, Jordan estava afim de encerrar a carreira, pois para ele não tinha nenhum objetivo a mais na carreira como jogador de basquete. Diante das acusações de apostas em um jogo de golf e do assasinato de seu pai durante um assalto, MJ decidiu se aposentar em 6 de outubro de 1993, alegando que não tinha mais objetivos e tinha perdido a motivação.

Em busca de novos desafios e para realizar o sonho do pai, Jordan jogou baseball profissionalmente no Birmingham Barons, que pertence a uma liga inferior a MLB. Sem muito sucesso nessa nova empreitada, MJ resolve voltar ao basquete mais precisamente no time que fez história, o Chicago Bulls. Em 13de março de 1995 ele volta oficialmente a NBA, vestindo a camisa 45 do Bulls. Nos playoffs desta temporada, Jordan falha na tentativa de conduzir os Bulls a mais um título, eles são derrotados pelo Magic de Shaquille O'Neal nas semifinais de conferência.

Insatisfeito com a derrota MJ treina muito durante o verão norte americano para voltar a velha forma e consegue ser melhor do que todos imaginavam, vencendo o prêmio de MVP da temporada e sendo o líder do melhor time em temporada regular da história com 72 vitórias. Na final contra o Seattle Supersonics mais uma vitória do Bulls e mais um MVP de final para o mito.

Nos dois anos seguintes o adversário na final foi o Utah Jazz de Karl Malone e John Stockton e mais uma vez os Bulls venceram e Miachael Jordan brilhou, deixando assim duas lendas da NBA sem ao menos um título em suas carreiras. Em uma das partidas mais épicas de sua carreira, conhecida como "Flu game" onde MJ estava gripado e mesma assim conseguiu com um tremendo esforço fazer com o que os Bulls saíssem vitoriosos. Abaixo o vídeo deste jogo.



Depois do seu sexto título Michael Jordan aposentou pela segunda vez. No ano de 2001 Air Jordan resolve voltar a NBA mais uma vez, dessa vez não pelo Bulls mas pelo Washington Wizards, sem o mesmo sucesso dos tempos de Bulls. Em 2003 MJ aposenta pela última vez e termina a carreira como o maior jogador de basquete de todos os tempos com médias superiores a 30 pontos por jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário