terça-feira, 10 de abril de 2012

Playoffs a vista, quem chega lá? - Conferência Leste

Com aproximadamente 10 jogos para terminar a temporada, pouca coisa está definida para os playoffs. E do jeito que as coisas andam, parece que não vai se definir nada até o último dia de jogos.

Numa temporada normal, faltando 10 jogos faltaria definir quem chegaria em 8º(com uns dois times na disputa) e como seria a ordem de alguns confrontos. Nessa temporada completamente maluca, quem hoje tem mando de quadra na primeira rodada pode muito bem acabar fora dos playoffs. A indefinição é tanta que até na conferência leste, onde as coisas geralmente são muito chatas, há bastante emoção, já que a exceção de Chicago e Miami(e logo Indiana), ninguém está dentro e tudo virou de cabeça pra baixo nos últimos jogos. Não vou me esticar mais nesse paragrafo e vou fazer uma análise de cada time na conferência leste e as suas chances.

Conferência Leste.

1-Chicago Bulls(43-14)
2-Miami Heat(40-15)


Nada de mais aqui, todo mundo já esperava algo parecido. O Heat até pode tentar brigar pra ganhar a conferência, mas se ver que é melhor descansar para os playoffs e ir fazendo ajustes, sem problemas.

3- Indiana Pacers(35-22)

Consistente, com uma ótimo elenco e livre de lesões, Indiana vai tranquilo para os playoffs. Eles não podem ter o jogo mais bonito do mundo(a falta de um armador de ofício torna o time mecânico e basicamente dependente de Danny Granger quando a coisa aperta), mas passaram pela prova da temporada regular sem muita dificuldade. Agora é se preparar para tentar provar nos playoffs que sim, são um time a ser temido.

4- Atlanta Hawks(34-23)

Atlanta, junto com Indiana, é o time mais regular da conferência, fora os dois primeiros, conseguindo absorver bem a perda de Al Horford. Joe Johnson continua sendo monotonamente eficiente e Josh Smith consegue defender qualquer coisa que se coloca em sua frente(e fica achando que é o Dirk Nowitzki chutando de média distância. Porra Josh, queremos ver você voar na cesta!). Talvez a perda de Al Horford tenha acabado com qualquer chance do time nos playoffs, mas não se surpreendam se eles beliscarem uma vitória no 1º round.

5- Orlando Magic(34-23)


Talvez o time mais estranho da temporada. Tudo é feito errado, Dwight Howard se comporta pior que uma criança de 7 anos mimada pela vó e você vê o Chris Duhon começar alguns jogos de vez em quando(já seria estranho de ver apenas ele JOGAR de vez em quando). E ainda sim o time ganha, Dwight Howard é dominante e o estilo de jogar que é um dos mais divertidos de se ver. A confusão entre Dwight e Stan Van Gundy talvez possa ser o fim de tudo e o time pode simplesmente se arrastar até os playoffs(ou nem isso) e ser varrido na primeira rodada. Mas do jeito que as coisas estão estranhas em Orlando(e com Ryan Anderson matando bola de 3 até de costas, diga-se), pode ser muito bem que esse time engrosse nos playoffs e faça uma campanha surpreendente, não duvide de nada.

6- Boston Celtics(32-24)

A um mês atrás, muita gente cravava Boston fora dos playoffs e desmoronando o elenco ano que vem. A segunda parte pode até virar verdade, mas os veteranos de Boston trataram de mostrar que a primeira não é uma aposta tão segura assim. Destaque para Kevin Garnett, ainda um monstro na defesa, e Doc Rivers, que manteve esse time para frente e soube fazer ajustes pontuais de acordo com as adversidades. Ninguém aposta em Boston campeão, mas ninguém quer enfrentar esse time nos playoffs.

7- New York Knicks(29-27)

Outro time completamente maluco. Começou esperançoso, caiu muito durante a temporada, chegou a Linsanity, passou a Linsanity(passou mesmo, fora da temporada), D'Antoni foi embora e Melo resolveu voltar a jogar(Só o Amar'e que parece que não voltou ainda). O fato é que desde daquela sequência louca de Jeremy Lin, os Knicks estão no seu melhor momento, com Chandler espetacular e Carmelo mostrando que esse time é dele. Evitar Chicago e Miami é a prioridade. Se conseguir uma vitória no 1º round e embalar, tudo pode acontecer em New York e seu Madison Square Garden fanático.

8- Philadelphia 76ers(29-27)

A um mês atrás se discutia se os 6ers eram capazes de bater Miami ou Chicago, com muita gente dizendo que sim, e Doug Collins era candidato sério a técnico do ano. Agora muitos discutem se dá pra chegar nos playoffs e Doug Collins pode muito bem procurar emprego ano que vem. Tudo isso sem nenhuma lesão séria no elenco. Meu Deus, que diabos está acontecendo aqui???

Alguns especulam que o estilo "overcoaching" de Doug Collins finalmente encheu a paciência dos jogadores. Mas logo agora? Não dava pra esperar ano que vem e simplesmente nos dar o gosto de ver como o lindo basquete coletivo e a defesa fortíssima do time iam se sair nos playoffs? Tinha de ser agora mesmo?

9- Milwaukee Bucks(28-29)

Os Bucks estão lutando duro, ninguém discute. Eles tem vários confrontos-chave nessa última parte da temporada e podem muito bem acabar chegando lá(ainda mais se Philadelphia continuar dessa maneira). Monta Ellis e Brandon Jennings formam o backcourt mais "confiança é tudo" da liga, mas olho mesmo em Ersan Ilyasova, que vem crescendo muito no último mês.

----

O resto dos times estão com seus técnico perdendo mais tempo assistindo VTs da NCAA do que com o time em si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário