sábado, 16 de fevereiro de 2013

Lendas da NBA : Pistol Pete Maravich


Pete Maravich não foi o melhor jogador a jogar na NBA. Não foi nem o melhor jogador de sua geração e nunca sequer chegou a ser o melhor jogador de uma temporada. Tinha fama de ser fominha, preguiçoso na defesa, apresentar comportamentos estranhos. No fim das contas, seus times nunca ganharam nada. Porém sempre é lembrado e reverenciado como um dos melhores de todos os tempos. Porque?

Porque poucos na NBA incorporaram as palavra "show" ao seu jogo como Maravich. Seu controle de bola era mágico, capaz de driblar de todas as maneiras com ambas as mãos, muitas vezes deixando adversários sem saber o que aconteceu. Seus passes impressionavam até seus companheiros de time, sua visão de jogo, ângulos e as maneiras como passava a bola são inacreditáveis, do tipo que só se acredita vendo. E talvez Maravich tenha sido o jogador mais afetado pela falta da linha de 3 pontos junto com Jerry West, um fator que facilitaria muito o seu jogo(Pistol nunca foi um jogador especialmente atlético, então para atacar a cesta, tinha que usar todo seu controle de bola para tentar bandejas complicadas). Se não bastasse, foi um dos maiores jogadores do basquete universitário americano, nunca tendo médias menores que 43(!!!) pontos por jogo em LSU. Era natural para ele entreter o público, até seus jogos de H-O-R-S-E se tornaram lendários(e isso era na época em que o jogo não se resumia a bombas do meio da quadra).

Tudo isso levou Maravich a ter uma reputação lendária. Partidas como a que ele colocou 61 pontos nos Knicks(cuja bola do jogo foi vendida em leilão por mais de $130.000), seus jogos por LSU, suas vitórias em partidas de H-O-R-S-E sobre lendas como Bob McAdoo e George Gervin(juntos com os arremessos improváveis que fazia), sua criação afetada por um pai exigente demais e meio maluco que o tornou uma das personalidades mais perturbadas de sua geração(Pistol depois que se aposentou sumiu por 2 anos, experimentou tudo que podia até se dedicar ao cristianismo e ficar em paz) e sua morte prematura, causada por um infarto em decorrência de um problema no coração, justamente enquanto jogava uma partida amadora de basquete, criaram um mito em torno do homem que o fazem uma das figuras mais reverenciadas da NBA.

Eu poderia escrever mais, mas vou deixar alguns pequenos vídeos para vocês acreditarem no que estão lendo.





E se você quiser aprender um pouquinho com Pete Maravich, há vários vídeos antigos dele no Youtube ensinando fundamentos do basquete. Acho que você já deve ter visto que ele é um professor qualificado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário