sexta-feira, 19 de abril de 2013

Análise dos confrontos da Conferência Oeste

Oklahoma City Thunder (1) x Houston Rockets (8)
No último dia da temporada o Houston estava na sétima posição e poderia chegar em sexto e pegar o Nuggets ou em caso de derrota para o Lakers cair pra oitavo e pegar o Thunder e foi exatamente isso que aconteceu. Essa série será muito especial para James Harden, pois o barbudo vai enfrentar a sua ex equipe que o trocou no início da temporada. Os Rockets tem que tentar fazer algo que não fizeram a temporada toda: defender. Se conseguirem fazer isso talvez consigam ter alguma chance contra OKC, pois o seu ataque é o melhor da liga. Pelo lado do Thunder Kevin Durant fez outra temporada excelente, mas ao meu ver não o suficiente para tirar o MVP de LeBron. Para eles terem sucesso na série basta marcar forte e desestabilzar Harden como fizeram no primeiro confronto entre eles na temporada regular.

Palpite: 4x1 Thunder

San Antonio Spurs (2) x Los Angeles Lakers (7)
Antes da temporada começar todos imaginvam que o Lakers seria candidato ao título por ter contratado Dwight Howard e Steve Nash. Quando iniciou a temporada derrotas atrás derrotas os Lakers acumulavam e começou a perceber que aquele não era um time candidato ao título e muitos nem acreditaram na classificação aos playoffs, esta classificação veio somente no último dia da temporada. Porém na semana passada veio a pior notícia que um torcedor do Lakers podia imaginar, Kobe Bryant machucou e vai ficar de fora da equipe de 6 a 9 meses. Sem Kobe a chance do Lakers passar pelos Spurs é muito pequena, pois o time de Greg Popovich é muito forte e mesmo com os jogadores principais ficando mais velho a qualidade dos Spurs não abaixam tanto, graças ao seu excelente treinador.

Palpite: 4x1 Spurs

Denver Nuggets (3) x Golden State Warriors (6)
No início da temporada provavelmente ninguém imaginaria que os Nuggets iriam conseguir 57 vitórias e uma espetacular sequência de 22 vitórias consecutivas. O esquema montada por George Karl é espetacular e ele tem um ótimo elenco nas mãos, porém não tem um astro que possa chamar a responsabilidade nos momentos decisivos dos playoffs. Isso pode ser um problema para a equipe de Denver. Pelo outro lado o Warrios conseguiu a classificação para os playoffs depois de muito tempo graças a um jogador em especial Stephen Curry. Ele foi o cara de Golden State e ainda conseguiu o recorde de bolas de três pontos superando Ray Allen com 272 em uma única temporada. David Lee foi outro jogador que fez grande temporada e pela primeira vez foi a um All Star.

Palpite: 4x3 Nuggets

Los Angeles Clippers (4) x Memphis Grizzlies (5)
Clippers e Grizzlies vão reeditar o confronto da última temporada, mas com algumas peças diferentes como por exemplo Memphis que trocou Rudy Gay com os Raptors e trouxe o veterano Tayshaun Prince dos Pistons. O primo de LA, que atualmente é muito melhor que o rico, fez a melhor temporada na história da franquia com 56 vitórias. CP3 e Blake Griffin lideraram a equipe de Los Angeles, porém o que mais chamou a atenção foi o banco de reservas, sem dúvida o melhor da liga. Pelo lado de Memphis o time foi liderado pelo armador Mike Conley e por Marc Gasol, grande candidato a melhor defensor da temporada. Ano passado o time da California venceu esse ano eu aposto no time de Tennesse.

Palpite: 4x3 Grizzlies

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Análise dos confrontos da Conferência Leste





Miami Heat (1) x Milwaukee Bucks (8)
A série mais fácil de alguém acertar o vencedor, até um bebê de 6 meses seria capaz de acertar quem vai vencer. O Heat chega a esses playoffs com o recorde de vitórias da franquia com 66 e teve durante esta temporada a segunda maior sequência de vitórias da história da NBA com 27. Além disso, tem o melhor jogador de basquete da atualidade e que provavelmente vai ganhar o seu quarto MVP, todos sabem de quem eu estou falando. Já o Bucks é o time que menos merecia estar nesses playoffs entre os 16 classificados, uma equipe com .463 de aproveitamento não é digno de disputar essa fase da NBA. Um jogador que chamou bastante atenção por sua evolução e pela defesa é Larry Sanders, que teve média de 2.8 tocos por jogo, somente atrás de Serge Ibaka do Thunder.

Palpite: 4x0 Heat

New York Knicks (2) x Boston Celtics (7)
Se os Celtics estivessem completos eu apostaria nessa série como a mais equilibrada do leste, mesmo o Knicks tendo uma campanha muito superior a de Boston na temporada, os verdinhos tem uma tradição absurda e não se pode duvidar deles. Rajon Rondo com certeza fará muito falta ao Celtics. Carmelo Anthony fez a melhor temporada da sua carreira, digna de MVP em alguns meses, outro jogador que fez uma excelente temporada foi JR. Smith, pra mim o melhor sexto homem da temporada. Jeff Green depois de uma temporada afastado da liga, fez alguns jogos muito interessantes e ainda um game winner contra o Cavs.

Palpite: 4x2 Knicks

Indiana Pacers (3) x Atlanta Hawks (6)
No início da temporada os Pacers não estavam bem e viram ainda Danny Granger machucar. A maioria das pessoas pensaram que os Pacers não iriam bem nessa temporada, até que Paul George assumiu o papel principal da equipe e ainda foi pela primeira vez ao All-Star Game. Já o Atlanta Hawks fez mais uma temporada igual as últimas, sendo liderado por Al Horford e Josh Smith, não deve ir muito longe nos playoffs mais uma vez.

Palpite: 4x1 Pacers

Brooklyn Nets (4) x Chicago Bulls (5)
Essa vai ser a série mais equilibrada da conferência leste. Durante a temporada regular o Bulls venceu o Nets três vezes, mas a mais nova franquia da NBA foi muito bem em sua temporada de estreia, liderado por Deron Williams e Brook Lopez. Os Bulls sem Derrick Rose a um ano, foi o time que jogou com muita garra a temporada inteira e quebrou duas grandes sequências de vitórias do Miami Heat de 27 e do Knicks de 13. Nate Robinson teve uma boa temporada como sexto homem, Carlos Boozer e Luol Deng foram os destaques dos Bulls durante a temporada.

Palpite: 4x3 Bulls
 


terça-feira, 9 de abril de 2013

Louisville é campeã da NCAA

Em um jogo histórico, no George Dome, diante de 74.326 pessoas o Louisville Cardinals bateu Michigan Wolverines por 82-76 e conseguiu o seu terceiro título nacional da história. Esse foi o título da melhor equipe, do time que superou o drama da contusão de Kevin Ware, da melhora defesa e de um técnico excelente. Rick Pitino sagrou-se campeão pela segunda vez da NCAA, a sua primeira conquista foi comandando Kentucky em 1996, colocando de vez o seu nome entre os grandes treinadores do college e mostrando o porquê de ser eleito para o Hall da Fama.

Kevin Ware foi a grande motivação para Louisville

O jogo foi espetacular desde o começo, mostrando um nível de basquete digno de NBA. Michigan tomou o controle da partida logo no início comandada por Trey Burker que entrou disposto a calar a boca de quem o criticou depois da fraca apresentação contra Syracuse no sábado. Porém ele fez duas faltas muito rápido e entrou Spike Albrecht, seu reserva imediato, todos os torcedores de Michigan imaginaram que o time iria sentir muita falta do seu jogador princiapal, mas ocorreu o contrário, em uma partida impressionante o jogador que tem médias de 1.8 pontos por jogo, fez inacreditáveis 17 pontos no primeiro tempo. Michigan estava liderando com uma certa folga no placar, até que Luke Hancock, o sexto homem de Louisville entrou e converteu quatro bolas de 3 pontos em sequência e recolocou os Cardinals no jogo.

Na segunda etapa, a defesa de Louisville se superou e com uma intensidade impressionante fez com que o time de Michigan se desgastasse demais. É de se destacar a excelente segunda etapa de Peyton Siva, que chamou a responsabilidade para liderar o time no ataque, terminando o jogo com 18 pontos. A raça impressionante de Chane Benahan em todas as jogadas é outro fator determinante para a vitória de Louisville, ele terminou a partida com 15 pontos e 12 rebotes. Luke Hancock com os seus 22 pontos vindo do banco foi o outro destaque da equipe. Russ Smith, o cestinha da equipe no campeonato, não esteve em um dia muito inspirado acertando somente 3-16.

Nem mesmo a boa partida de Trey Burke na segunda etapa foi suficiente para que o troféu fosse para Michigan. Um jogador que fez um March Madness excelente foi Mitch McGary, mas ontem não foi bem terminando a partida com somente 6 pontos. Os filhos dos ex jogadores da NBA fizeram uma partida razoável terminando com 12 pontos cada.

Na comemoração do título a cena que mais marcou foi a de Kevin Ware de muletas cortando a rede da cesta. A contusão desse jogador foi a mais feia que já vi na vida (vídeo abaixo) e isso serviu de motivação para toda a equipe. Outra motivação foi a promessa de Rick Pitino de que faria uma tatuagem caso a equipe fosse campeã nacional.



Louisville foi merecidamente a campeã nacional com o seu jogo extremamente eficiente na defesa e muito físico. Parabéns a Rick Pitino e a todos os jogadores dos Cardinals.

p.s: Russ Smith e Ben McLemore de Kansas, que é cotado a ser top 5, confirmaram a presença no draft da NBA.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Louisville x Michigan - Preview

Hoje, às 22h, vai acontecer a final da NCAA em Atlanta, entre Louisville Cardinals e Michigan Wolverines. O jogo entre a melhor defesa contra o melhor ataque. Depois de duas semifinais espetaculares no sabádo, em que a equipe de Louisville conseguiu uma virada sobre a surpresa do March Madness, Wichita State, e a vitória apertada de Michigan sobre Syracuse, hoje tem tudo pra ser uma partida sensacional pela qualidade das duas equipes.



No time de Michigan, Trey Burke é o principal destaque da equipe e o grande responsável pela não eliminação de Michigan contra Kansas, onde o armador acertou um arremesso de 3 pontos sensacional (vídeo abaixo) para levar a partida para a prorrogação e antes disso Michigan tinha conseguido tirar uma desvantagem de 10 pontos nos últimos dois minutos. Burke está cotado para ser top 10 no draft da NBA.


Outro jogador que fez um March Madness absurdo é Mitch McGary, que nem era tão falado e agora tem média de double double nas partidas finais do torneio. Tim Hardaway Jr é um bom arremessador de 3 pontos e tem grande futuro na NBA, outro filho de jogador que deve estar na NBA na próxima temporada é Gleen Robinson III. Não podemos esquecer de Nik Stauskas, que é excelente nos tiros de longa distância. O quinteto titular de Michigan não possui um Chris Webber do famoso Fab 5 e nem tem tanta mídia como esse time que encantou o mundo do basquete em 1993, mas tem grandes chances de ser campeão, o que o outro não conseguiu.

Pelo lado de Louisville os principais destaque são Russ Smith e Peyton Siva, nesta equipe que tem como a principal característica a defesa. Gorgui Dieng e Chane Behanan precisam jogar muito melhor do que sábado para parar Mitch McGary.

Eu acredito que o título desta temporada vai para a conferência Big Ten, a mais forte da NCAA na minha opinião, mas não pode duvidar desta grande equipe de Louisville.

p.s: basquete universitário é tão importante nos Estados Unidos que nem haverá jogo da NBA hoje. Teremos transmissão para o Brasil pela ESPN e Band Sports.

sábado, 6 de abril de 2013

Sem Lebron? Sem Wade? Sem problemas.

O Miami Heat com certeza é o time a ser batido nessa temporada na NBA. Atual campeão, um dos times mais consistentes da liga e tem os três astros que formam o Big 3: Chris Bosh, LeBron James e Dwyane Wade. Mas nesses últimos jogos, Erik Spoelstra, técnico do Heat, vem poupando as principais estrelas, para se recuperarem de contusões pequenas e ficarem prontos e saudáveis para a disputa dos playoffs. É o caso de Dwyane Wade e LeBron James. Há também outro jogador que também está sendo poupado, que o armador Mario Chalmers.

Aí você se pergunta: Sem Dwyane Wade, LeBron James e Mario Chalmers, o Heat vai perder os jogos que jogar sem eles e vai cair de rendimento... é, não é bem assim. Logo na 1ª partida sem os três, o Heat enfrentou o San Antonio Spurs de Tony Parker e Tim Duncan em San Antonio e venceu com uma bola de 3 no final do jogo de Chris Bosh. Veja no vídeo abaixo:


No jogo seguinte, a equipe enfrentou um forte e invicto New York Knicks, que vinha de 8 vitórias seguidas. Querendo mostrar serviço, o Heat tomou comando no jogo no 1º tempo e foi para o intervalo vencendo(Se não me engano, foi por 59-54). Mas tinha um senhor chamado Carmelo Anthony que estava On Fire(Na língua do basquete, ele estava acertando tudo), acertando todos os arremessos que chutava. E mesmo com mais uma boa partida do "banco titular", o Heat foi derrotado pelos Knicks por 102-90. Ah, o como o Anthony terminou o jogo? 50 pontos(Empatou o maior número de pontos em um jogo na carreira) e 18-26 nos arremessos. Veja abaixo o show do Carmelo:


A última vítima do Miami Heat, foi o "inofensivo" Charlotte Bobcats na noite desta sexta-feira (5). Essa é uma equipe fraca que o Heat enfrentou, mas mesmo assim, os Bobcats tem jogadores habilidosos e que podem ser melhores ainda no futuro. É o caso do armador Kemba Walker e dos alas Gerald Henderson e Michael Kidd Gilchrist. O Heat não tomou conhecimento, com uma defesa sólida, a equipe venceu por 89-79, com uma bela atuação de Mike Miller: 26 pontos, 5 rebotes e 9-15 nos arremessos, e de Chris Bosh, que aliás, vem comandando muito bem essa equipe: 18 pontos, 8 rebotes, 6 assistências e 6-14 nos arremessos. Recap da partida:


Bom, isso mostra que o Heat não depende apenas e exclusivamente de LeBron e Wade. Eles são muito importantes? São. A equipe vai ganhar alguma coisa sem eles dois? Não. Mas o Heat mostrou nesses três últimos jogos, que o banco também contribui muito para o sucesso da equipe, que brigará pelo bi(tri)campeonato da NBA.