segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

O Efeito Rajon Rondo, Só que não.

No post abaixo, o Gustavo analisou os Washington Wizards com John Wall, destacando o efeito que a volta do jovem armador teve no timeco da casa do Obama, mostrando que os Wizards estão bem melhores com John Wall, talvez até deixando de ser um timeco pra virar só um time de razoável pra ruim.

Pois agora vamos analisar o contrário com outra franquia. Como todo mundo já deve saber, Rajon Rondo arrebentou o cruzado anterior e está fora da temporada. E se com Rajon Rondo os Celtics já não estavam lá essas coisas, enfrentando diversos problemas na temporada(falta de bife no garrafão, falta de um ala-armador consistente, um banco com apenas Jared Sullinger prestando...e eu só citei uma parte) e tendo a pior campanha desde a era KG, agora sem Rondo as coisas tem tudo para desandar de vez.

Os Celtics não ganham nada desde a saída de Brian Scalabrine
Coincidência?

Rondo era o melhor ou o 2º melhor jogador dos Celtics, dependendo de como você se sente sobre os minutos reduzidos de KG, e talvez o seu jogador mais insubstituível. Kevin Garnett e Paul Pierce tem reservas que no mínimo não vão cagar a porra toda(Jared Sullinger e Jeff Green), embora a falta de Garnett ainda seria dramaticamente sentida. Já Rondo? Seus reservas estavam sendo Leandrinho, uma draga essa temporada e a 6 meses de ser jogador do Flamengo na NBB; Jason Terry, ainda razoavelmente efetivo, porém velho e sem muita capacidade de carregar um time por muito tempo; e Avery Bradley, um excelente defensor que ainda é cru com a bola nas mãos e está voltando de uma longa recuperação de lesão.

A temporada dos Celtics parece completamente perdida a não ser por um esforço monstro de Pierce e KG para virar o fio desse time. Porém os dois já estão em uma idade onde talvez um esforço monstro desses não seja possível, KG mal consegue jogar 30 minutos por jogo. Então, a direção mais provável dos Celtics é o time fora dos Playoffs pela primeira vez desde 2007.

Sendo assim, vem a pergunta, o que fazer agora?

Ter paciência, jogar essa temporada fora e esperar Rondo voltar é uma alternativa. Porém quando o armador dos Celtics voltar, KG e Pierce já estarão mais velhos, com mais milhagens em suas pernas e talvez o time dos Celtics já não tenha mais condições de brigar por nada. Dado o custo deste time, se for pra ficar sem brigar por nada, talvez seja melhor desmanchar tudo e começar outra vez.

KG tem uma cláusula no seu contrato permitindo a ele vetar qualquer troca, então mover ele fica difícil. Já Pierce vem sendo alvo de rumores de trocas desde a temporada passada, e seu contrato para o ano que vem é apenas parcialmente garantido($5M, pra ser preciso), fazendo com que seja uma moeda de troca interessantíssima. Que time brigando por playoff ou título não vai querer um ala tarimbado, eficiente e com um bom contrato?

A primeira troca especulada envolvendo Pierce seria ele indo para os Lakers e Gasol indo para os Celtics, mas com o time de Boston sem muitas chances na temporada, eles não vão querer assumir o contrato de Gasol. Talvez Boston consiga empurrar Pierce para um time disposto a ceder um jovem jogador ou alguma(s) escolha(s) draft por um aluguel do "The Truth". Os Celtics, em tese sem mais nada a perder, poderiam escolher esse caminho como uma forma de limpar a casa e planejar o futuro com mais margem de manobra.

Porém apenas se livrar de Pierce não vai ajudar muito a limpar a folha salarial dos Celtics. A franquia deu quase um "all-in" nessa última corrida pelo título com seus veteranos e se encheu de contratos difíceis de trocar. Especialmente os de Jason Terry, muito grande para alguém tão velho; de Courtney Lee, muito longo para um jogador tão mediano; e especialmente, de Jeff Green, uma aberração total.  Se os Celtics conseguirem se livrar de Jason Terry ou Courtney Lee pelo menos, já podem considerar que fizeram um baita negócio. As opções dos Celtics, embora não pareçam, são muitas, tantas que rende até um novo post.

Mas no final das contas, os Celtics parecem realmente em uma encruzilhada, e até Doc Rivers tem sua situação agora indefinida. O futuro não parece muito promissor pros lados de Boston. O bom é que o Leandrinho vai ter seus minutos pra mostrar que é digno de jogar como sexto homem do Flamengo ano que vem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário