terça-feira, 8 de outubro de 2013

Preview da Temporada - Brooklyn Nets

2012-13: 49-33 / .598
Técnico: Jason Kidd
Maior Adição: Kevin Garnett
Maior Perda: C.J. Watson(pois é)
Starters: Deron Williams, Joe Johnson, Paul Pierce, Kevin Garnett, Brook Lopez.
Expectativa: Brigar pelo título.

E falam que salários por fora não existem na NBA


O Nets não parecia tem muito futuro. Com um elenco engessado, com os contratos de Gerald Wallace e Kris Humphries embaçando o salary cap, o time não parecia ter muito potencial para adicionar jogadores além do draft, e das pequenas exceções que tinha. Tudo indicava que o Nets ia cair na mediocridade na conferência oeste.

Bom, não quando se tem o Roman Abramovich da NBA. Aproveitando-se de uma situação de reconstrução em Boston, o Nets conseguiu tirar Paul Pierce e Kevin Garnett em uma troca que envolveu todas as picks que o time poderia dar. O preço? Um adicional a mais na multa por exceder o cap e garantir a última temporada de Kevin Garnett, para que o mesmo desistisse de exercer o direito de se recusar a ser trocado(ele tinha uma cláusula no seu contrato que permitia isso); mas a última coisa que é problema pro Nets é dinheiro. Com essa troca, de time medíocre e sem futuro, o Nets saltou imediatamente para o rol dos melhores da liga.

Porém ainda faltava um pouco de profundidade ao elenco, que além de velho não tinha muitas peças. Pois bem, o Nets foi adicionando veteranos úteis pelo mínimo da liga, como Shaun Livingston, Andray Blatche, Alan Anderson, além de draftar o pogobol gigante Mason Plumlee. Os Nets também contavam com Jason Terry e Reggie Evans vindo do banco, além de esperar um ano melhor de Mirza Teletovic, após sua primeira temporada servir como adaptação.

O que ninguém esperava é que o Nets subornaria por baixo dos panos conseguiria barganhar com Andrei Kirilenko, que abriu mão de 10 milhões em um ano no Minnesota Timberwolves para ganhar 6 em dois com o Nets. O relacionamento de Kirilenko com Prokhrov certamente ajudou, foi uma puta de uma mutreta. Kirilenko dará ao time uma flexibilidade excelente, podendo marcar várias posições na quadra, descansando tanto Johnson, como Pierce e Garnett e garantindo que o Nets tenha um banco forte,

Falando em banco, comandando o time teremos um novato muito conhecido. Jason Kidd fará sua estreia na liga como técnico, logo depois de ter se aposentado jogando pelo New York Knicks. O ídolo da franquia dos tempos de New Jersey ainda está aprendendo os meandros da nova função, mas contará com a ajuda do velho técnico e agora seu assistente Lawrence Frank. Kidd provavelmente delegará muitas coisas a seu auxiliar, tendo mais um papel de liderança no time durante seu primeiro ano.

Somando-se aos novos reforços, temos o que sobrou da temporada passada. E com a limpa feita, o que sobrou foi praticamente o que foi bom na última temporada. Deron Williams teve um fim de temporada muito forte após tratar de seus problemas no tornozelo, Brook Lopez teve uma excelente temporada depois de voltar de lesão, se consolidando como o melhor pivô pontuador da liga(desculpe, Big Al) e Joe Johnson foi um pouco decepcionante, mas se mostrou sólido e vai continuar sendo uma boa opção, especialmente nos fins de jogos apertados. Vindo do banco, o reboteiro maníaco Reggie Evans e o surpreendentemente produtivo Andray Blatche darão profundidade ao garrafão do time, que também conta com uma melhor temporada de Mirza Teletovic.

O Nets ainda tem algumas nuvens sobre seu futuro. A média de idade do time é alta, e Jason Kidd precisará administrar bem os minutos de todo mundo para evitar uma crise de lesões(ele já sinalizou que não vai utilizar Kevin Garnett excessivamente durante a temporada regular, para mantê-lo fresco para os playoffs), além disso, há preocupações sobre a falta de velocidade do time e como Kidd vai se sair no seu primeiro ano como treinador. Porém há muito talento nesse time, além de experiência. O Nets já desponta como um dos melhores ataques de meia-quadra da liga e uma defesa sólida(embora isso ainda dependa de Garnett), salvo alguma crise absurda de lesões ou racha no elenco, o time terá vaga nestes playoffs, e com certeza competirá forte na briga para destronar Miami.

Nenhum comentário:

Postar um comentário